Patativa do Assaré fez essa belezura de poesia – a triste partida – que retrata a peleja do homem nordestinho lutando contra a ausência total do Estado, contra a seca que assola a terra, que torna tudo cinzento e os apelos às experiências dos sertanejos até às esperanças no dia 19 de março, dia de São José. A música ganhou o mundo na voz de Luiz Gonzaga. Aqui ele canta com Gonzaguinha. A animação não é minha. Ela foi feita com o mouse do computador e foi premiada no festival de cinema e vídeo … que não sei qual, mas vale a pensa dar uma espiada.
A Triste Partida e o feliz dia de São José
16 domingo ago 2009
Posted Música Regional
in
Ficou muito legal! Tem muitos recursos. Gostei também dos temas. Tá dez!
Essa música faz-me lembrar do meu Vô Moreira… Sentado numa cadeira de balanço, na área da casa da fazenda, depois de um dia de trabalho no campo, com o gado passando na frente da casa, com aquele olhar distante, voltado para uma paisagem seco-acinzentada… Como quem esperasse por algo que não vem.
Pois é Marcílio… que saudade de Vovô Moreira… Todos os dias, a tardinha, depois da lida do gado…. de prendê-los no curral e enxiqueirar os bezerros… sentava em sua cadeira de balanço, na calçada, acendia o brejeiro e pedia pro tio Nêgo colocar na radiola o disco do Luis Gonzaga… gostava da “triste partida”, da “cantiga de vem vem” Abs