Luis  Gonzaga teve vários parceiros, mas três se destacam na sua vida artística. O primeiro chamava-se Humberto Texeira, cearence, advogado por profissão. O segundo, Zé Dantas, médico, pernambucano. E o terceiro, o poeta paraibano  Zé Marcolino, cantador por profissisão e que foi grande parceiro de Luis Gonzaga. Suas composições mais conhecidas na voz de Luis Gonzaga foram: fazenda Cacimba Nova, que evoca a vida de vaqueiro e sua saudade de uma antiga fazenda que entrou em decadência. Seus versos nessa toada casam perfeitos com os toques da sanfona de Luiz Gonzaga: “Fazenda Cacimba Nova foi bonito teu passado/(…)Um carro velho esquecido/ Pelo sol todo encardido/ Quem te ver sai suspirando/Lamentando cada instante/Vendo o tempo devorando teu passado brilhante.”; Passáro Carão “pássaro carão cantou/Anum chorou também/A chuva vem cair no meu sertão/(…) O nosso plano de além/é de casar/Se Deus quiser agora/Faço um ranchinho/Pra nós juntinho meu bem/Nele mora”. o xote Marimbondo “o marimbondo vindo/ Penerando a asa/Pra entrar em nossa casa/ Chega chuva no sertão/Nós mata a fome da mulher e nosso filho/ Assa coco e assa mio na fogueira de São João.” È a vida que se renova no ritmo da natureza levando o homem a fazer festa reverenciando a terra e suas dádivas. o xote “Sala de reboco”. “Todo tempo quanto houver pra mim é pouco/ Pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco/ Enquanto o fole tá fungando tá gemendo/ Vou dançando e vou dizendo/ Meu sofrê pra ela só/ E ninguém nota que eu tô lhe conversando/ E nosso amor vai aumentando e pra que coisa mais mió”; Pássaro Fura Barreira;  Matuto Aperreado; Sertão de aço, entre tantos outros.

fazenda cacimba nova - PB

Casa grande da Fazenda Cacimba Nova – Paraíba

