Tags

, , , , , ,

Buena Vista Social Club
O Buena Vista Social Club foi um projeto idealizado pelo guitarrista e produtor musical Ry Cooder, que reuniu os maiores nomes da velha guarda da música cubana. Dentre os participantes do projeto estavam o cantor Ibrahim Ferrer, o violonista e cantor Compay Segundo e o pianista Rubén González.
O nome do projeto foi uma homenagem a uma antiga casa de shows cubana, que já havia deixado de existir nos anos 50. A idéia de Ry Cooder era reunir em um disco os maiores artistas cubanos, como se formassem um grupo que, na verdade, nunca havia existido concretamente – os artistas, em geral, tinham suas próprias carreiras, ou tocaram em épocas diferentes.

O disco foi objeto de documentário homônimo, de 1998, dirigido pelo cineasta alemão Wim Wenders (de “Asas do Desejo” e “Paris, Texas”). O álbum com a trilha sonora do filme, gravada durante a realização do documentário, foi um estrondoso sucesso sendo premiado com o Grammy e se tornando o disco de “world music” mais vendido do mundo!
A marca de mais de oito milhões de cópias vendidas internacionalmente continua um recorde no gênero e resultou na inserção de Cuba no mapa da música mundial a partir dos anos 90.
É um disco sensacional, inspirador, que encanta não só pelas músicas, mas também pelo carisma dos camaradas, o que pode ser conferido no maravilhoso e imperdível documentário.

Anúncios