Tags

, , , , , , , , , , , ,

Targino Godim


Hoje eu fui participar de um programa de TV e tive a honra de conhecer o forrozeiro Targino Gondin. Ele também tinha ido fazer uma entrevista já que a noite ele toca no “forró da Lua”; só saí da TV depois que ele terminou. Eu o conhecia desde o filme Eu Tu Eles. É do Targino o forró “ esperando na janela” que fez parte da trilha sonora do filme e foi o maior sucesso. Recentemente tenho assistido na TV futura alguns programas que ele tem feito para o projeto “tom da caatinga” que fala sobre a religiosidade, música, comida e outras coisas mais do Nordeste. Foi bom demais conhecer o Targino; ganhei DVDs e CDs e o convite para ir ao forró da lua.
TARGINO GONDIM

Do sitio do Targino

Milhares de garotos ‘em um belo dia de suas vidas’, em diferentes épocas e locais desse imenso Brasil foram iniciados na música de LUIZ GONZAGA. O modo como cada um desses milhares de garotos ingressou no fantástico universo musical do Rei do Baião pode significar milhares de diferentes histórias e lendas, pois cada um tem sua própria versão dessa extraordinária experiência.
A história de TARGINO GONDIM poderia ter sido mais uma dentre essas milhares de histórias de garotos que se apaixonaram pela música de LUIZ GONZAGA se ele não fosse justamente quem ele é. Pela voz do seu pai ‘Seu Tragino’ Ele ouviu pela primeira vez algumas ‘CANÇÕES DE LUIZ’. Depois seria pelo rádio, ouvindo discos ou assistindo, ao lado do seu pai, aos shows ‘quando o Rei do Baião resolvia se bandear pros lados do Juazeiro ou de Petrolina’. Foi aí que decidiu ‘virar’ artista. Seguiria o ‘modelo LUIZ GONZAGA’. Seria sanfoneiro e cantor. Não uma imitação de ‘SEU LUIZ’ – que por aí afora já havia uma porção delas -, seria um seguidor do Rei do Baião no estilo, na atitude, na elegância da ‘puxada do fole’, na temática regional, na inteligência musical e também na ‘ciência’ de dialogar com o público, de saber agradá-lo e conquistá-lo com boa prosa e boa música.
O tempo mostrou que Targino estava no caminho certo. Criou seu próprio repertório, gravou discos que têm a sua ‘cara’, soube impor-se com seu jeito simples e brejeiro de compor, cantar e tocar sanfona. Primeiro veio o sucesso local, depois o sucesso nacional participando do filme “Eu Tu Eles”, de Andrucha addington com a sua música ”Esperando na Janela’’ na voz de Gilberto Gil e atuando no documentário “Viva São João” de Gilberto Gil. Em 2001 ganhou o Grammy Latino e o troféu Caymmi,sendo convidado a participar de diversos programas de rádio e televisão, a dar entrevistas para
diversos jornais e revistas além de ter suas músicas gravadas por artistas como Gilberto Gil,
Dominguinhos e Elba Ramalho entre outros.
Como se não bastasse tanta coisa boa, TARGINO agora nos presenteia com este emocionante CD ‘CANÇÕES DE LUIZ – COM TARGINO GONDIM’ no qual demonstra mais uma vez essa sua ‘mania’ de não imitar ninguém, não copiar, não querer fazer de conta que é LUIZ GONZAGA e de ser sempre TARGINO GONDIM.
Neste CD “CANÇÕES DE LUIZ…” Targino escolheu para gravar algumas das suas canções preferidas do imenso repertório de LUIZ GONZAGA. Não houve preocupação em saber se essa ou aquela música fez muito ou pouco sucesso ou se iria agradar ou não aos fulanos e sicranos ‘especialistas’ em LUIZ GONZAGA. Os arranjos são discretos e bonitos, sem ‘quererem aparecer mais do que as canções’. As interpretações são impecáveis, competentes e seguras, dando-se até ao luxo
de apresentar uma versão ‘proseada’ e pouco conhecida que GONZAGA antigamente fazia da música Juazeiro.Este ‘CANÇÕES DE LUIZ – COM TARGINO GONDIM’ comprova mais uma vez que a música de LUIZ GONZAGA é eterna e que TARGINO GONDIM é um ARTISTA de verdade, com todas as letras maiúsculas.

Anúncios