Tags

, , , , , , , , , , , ,


Elas se chamam Maria das Neves, a Maroca; Regina, a Poroca, , e Francisca da Conceição, a Indaiá, 54 anos. Elas já nasceram cegas, numa das regiões mais pobres do Brasil. A vida nunca foi fácil para elas. Para sobreviver, sua mãe fazia artesanato, seu pai trabalhava avulso para grandes proprietários de terra e as três irmãs cantavam nas feiras e portas de igreja, em troca de esmolas. Quando seu pai morreu, por causa do alcoolismo, o talento das cantoras cegas passou a ser a principal fonte de renda da família.
Houve um tempo em que as esmolas arrecadadas pelas três irmãs tinham que sustentar 14 pessoas, entre irmãos, sobrinhos, a mãe e seu novo marido, que violentou uma das enteadas. Maria, a única que se casou, teve dois maridos e ficou viúva dos dois. O último deles foi assassinado a facadas. A filha de Maria ficou em poder de uma tia distante que se recusava a devolvê-la.
Quando o cineasta Roberto Berliner as conheceu, em 1997, elas já viviam praticamente sós, numa casinha em Campina Grande, e não cantavam. Elas nem tinham mais seus ganzás, espécie de chocalho de metal cheio de areia, instrumento que marca o ritmo de sua cantoria e sem o qual elas não se sentem à vontade para cantar. Fascinado pelo trio, Berliner providenciou novos ganzás para elas e as pôs de volta ao antigo ofício. Ele filmou as três irmãs cantando e contando sua história, o que foi exibido num pequeno programa de TV. Em 1998, ele transformou esse material num curta-metragem chamado “A pessoa é para o que nasce”, sentença que elas não se cansam de dizer.
O filme ganhou diversos prêmios, no Brasil e no exterior, em festivais de curtas-metragens. Elas já haviam aparecido no extinto “Programa legal”, de Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães, mas a repercussão não tinha sido tão grande quanto a do curta. Através do filme, a música das três irmãs cegas chegou aos ouvidos de Gilberto Gil e Naná Vasconcelos, que as convidaram a se apresentar no festival de música Percpan. Foi a primeira vez que elas receberam cachê para cantar. Mais tarde, elas fariam sua primeira turnê.

Anúncios