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Alma Cabloca
Em homenagem aos 40 anos da morte do alagoano Hekel Tavares, a cantora Ana Salvagni mostra seu repertório, de forte identificação com o homem do sertão. Vale a pena ouvir.

Exceto por alguns poucos temas como Guacyra (1930), Sussuarana (1927), Leilão (1930) e Você (1928 – mais conhecido como Penas do Tiê), volta e meia regravados por intérpretes como Maria Bethânia, a obra do compositor alagoano Hekel Tavares (1896 – 1969) é totalmente desconhecida pelos brasileiros. Trazer à tona esse cancioneiro de tom ruralista é um dos méritos do impecável terceiro CD de Ana Salvagni, Alma Cabocla, inteiramente dedicado ao repertório de Hekel, criado com parceiros como Joracy Camargo (1898 – 1973) e Luiz Peixoto (1889 – 1973). Com seu fraseado límpído, a cantora – que, após integrar o Trio Bem Temperado, lançou dois discos individuais, Ana Salvagni (1999) e Avarandado (2005) – realça com maestria a alma da obra do autor de Biá Tá Tá (1934), o saboroso côco que abre o disco. O acordeom de Toninho Ferraguti dá à faixa um clima forrozeiro que se repete em Engenho Novo (1929).
Embora tenha vivido a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro, Hekel Tavares traduziu na sua música o modo vivendis do caboclo, do homem do interior. E é essa alma sertanista que brota sublime em faixas como Lavandeirinha (1930) – faixa cantada por Salvagni em dueto com Renato Braz que soa como uma oração – e Casa de Caboclo (1928). Braz bisa sua participação em Moleque Namorador (1927), tema mais malicioso entoado somente na companhia do piano arranjado pelo maestro Paulo Braga. Aliás, a cantora aborda as toadas, canções e côcos de Hekel cercada de virtuoses. Sussuarana, por exemplo, é embalada pelo violão de 7 cordas arranjado por Swami Jr. enquanto a viola de Paulo Freire e clarinete de Nailor Proveta dão o tom vivaz de Eu Vi… (de 1927).
Sem evitar os poucos clássicos do compositor (todos estão no CD e a intérpretação de Guacyra com Salvagni é pungente), a intérprete tira do baú jóias valiosas como Dedo Mindinho, toada de 1940. Detalhe: a composição mais nova do CD é Caboclo Bom, de 1942. E o que impressiona é a alta qualidade melódica das músicas. A melancólica Favela (1930) – faixa solada pelo cantor Filó Machado na sua primeira parte – é um dos exemplos de músicas que poderiam ocupar lugar mais destacado na memória brasileira. Ao findar com um lindo Acalanto (1930), o CD Alma Cabocla cumpre exemplarmente seu objetivo principal de jogar merecida luz sobre a obra – tristonha e poética – de Hekel Tavares

Do blog Notas Musicais – Mauro Ferreira

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