Tags

, , ,

Localizado no centro, no coração de Viena – na Áustria – o edifício Karl Marx se espraia por muito metros, mais de um quiilometro.

São mais de 1.100 metros de comprimento. Enorme. Foi símbolo de uma política arquitetônica socialista e se destaca não só pela sua altura mas também pelas tonalidades fortes de vermelho e amarelo das fachadas. Fica no meio de uma área nobre da cidade e tem mais de 1.300 apartamentos que foram feitos para trabalhadores com instalações sanitárias, água canalizada e varandas – Vejam só, para a época, isso é uma um luxo da peste. Um trabalhador, operário com acesso a esses serviços no século passado, em 1930. Esses serviços eram destinados somente para as elites aristocráticas. E nos países da periferia? Ainda hoje o trabalhador não tem…

E como era o Karl Marx? Era um complexo de edifícios de habitação popular construídos pelo governo socialista austríaco, lá pelos anos 20. É importante notar que embora fosse parecido com um quarteirão – aquele pedaço do território que a gente conhece formado por conjunto de casas – nada tinha de semelhante aos nossos conhecidos loteamentos. O largo, o conhecido “miolo” era formado por espaços comunitários com jardins. Bom, esse estilo influenciou o urbanismo moderno.Ah! o projeto foi feito para uma área de 18 hectares mas apenas 18 a 19% desta área era destinada a habitação (1.380 aptos para 5.000 pessoas), uma vez que o resto era destinado para jardins, equipamentos para a comunidade: escola, lavanderias, serviços.

Anúncios