Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Surge um novo Brasil pós-campanha eleitoral (2010). Ele é velho de séculos, ultraconservador, machista, e eivado de preconceitos, xenofobia… ricos x pobres; nordestinos x sulistas; religiosos x ateus/agnósticos, e tantos outros… Essa proeza deveu-se, em especial aos partidos de oposição que conseguiram acender; tirar lá do fundo adormecido da sociedade os seus mais primitivos preconceitos, através de temas conservadores que tem link com a religiosidade.

Para ficar em um só exemplo, lembro da campanha da igreja conservadora e de setores atrasados do pentecostalismo contra Dilma, por conta do aborto. Não vou nem entrar nos detalhes da realidade brasileira acerca de saúde pública que envolve esse tema.

Eu quero mesmo é falar do preconceito exacerbado contra o pobre e nordestino que foram retomados por nossas elites de classe média… Que o pau de arara não sabe votar, que votam com a barriga e não com a cabeça… Mesmo que a pessoa esteja votando prá que o modelo de governo continue… Continuação do Bolsa Família, do Minha Casa Minha Vida, “Proune”, “Quotas” nas federais, expansão dos IFETs, etc… não é racional, é burrice; racionalidade, sabedoria é votar em defesa das privatizações, do aumento dos lucros, da mídia, dos bancos, da bolsa de valores…

O mal de Lula foi olhar para o Nordeste. Ele é filho deste pedaço enjeitado do país onde vive uma das piores elites políticas do Brasil… (do DEM e PPS)

Pois bem, a derrota do Serra deve ter outra justificativa, uma vez que, o peso do voto é igual para todo mundo. Aqui não é nem os EUA onde os estados é que têm peso porque os votos são divididos observando o número de delegados… Mesmo assim, lá não se usa o preconceito para explicar fracasso eleitoral

Portando, é perverso utilizar o argumento preconceituoso para explicar o resultado eleitoral. Até porque, levantamento feito por este sítio, intitulado “Nordeste e eleições para presidente”, postado ontem, mostra que não foi a Região Nordeste a responsável pela eleição de Dilma. O Nordeste ampliou a vantagem. Minas e Rio foram responsáveis pela vitoria e neutralizaram São Paulo e a Região Sul.

Duas canções retratam bem essa situação, a primeira é do Belchior (conheço o meu lugar) e a segunda, do Gordurinha (pau de arara é a vovozinha)

Anúncios