Tags

, , , , , , , ,

O carnaval passou… Sou das antigas e por isso no período de carnaval escuto marchinhas, frevos e trios elétricos baianos… Mas tem uma marchinha que  eu adoro, do Noel Rosa (um pierrot apaixonado…). É uma canção triste feita para uma festa alegre. Esse aspecto também está presente na marchinha do Chico Buarque, “noites dos mascarados”. Chico sugere uma deliciosa incompletude… a tensão nunca resolvida entre revelação e ocultação. Tudo entra no jogo: desejo, amor, identidade… O rosto, a máscara. A busca da coisa rápida… ou o gosto pela eternidade. A pergunta de partida é: Quem é você?

Quem é você?
Adivinhe, se gosta de mim
Hoje os dois mascarados
Procuram os seus namorados
Perguntando assim:
Quem é você, diga logo
Que eu quero saber o seu jogo
Que eu quero morrer no seu bloco
Que eu quero me arder no seu fogo
(…)

