Sobre o pastorador do sítio


Melquisedec Moreira – Natal, RN

Nasci na cidade de Lajes – do Cabugi – região central do Rio Grande do Norte, sociólogo e amante da cultura popular brasileira. Este roçado divulga, disponibiliza um punhado de coisas de uma gente bonita que tem seus elementos literários, populares, …. Busca-se juntar algumas coisas que estão espalhadas, nesse mundão de meu Deus. Ou como diria Darcy Ribeiro, da formação da cultura e do povo brasileiro. Da cultura crioula, desenvolvida nas faixas do litoral nordestino; caipira, na área ocupada pelos mamelucos paulistas; sertaneja, área que se desdobra desde o Nordeste árido até os cerrados do Centro-Oeste; e cabocla, população amazônica e, gaúchas, nas áreas sulinas brasileiras. Mas, puxando a farinha pro meu saco, assumo que há forte tendência da valorização do Nordeste pelo seu povo e tradições buscando mudar àquela concepção de pobreza dessa região que muitos brasileiros têm… Vamos catando, aqui e acolá, e sempre que possível ajuntar essas coisas, aqui no roçado. Nesta roça você não vai encontrar um espaço de homem erudito. Na verdade, tenho medo dessas coisas. Roçado de homem que leu tudo e sabe tudo e então compõe um acervo reunindo todas aquelas sabedorias, costuradas com fio de seda. Aqui, tudo é costurado com fio de algodão mocó e vem das cabeças inventivas dos homens simples do Nordeste. Aqui você não vai encontrar as astúcias intelectuais, mas vida pulsando, embora sem saber como pulsa e por que pulsa. Interesses: literatura, cordel, livros, cantoria, música regional brasileira, arte e outras coisas mais; tudo da Cultura Popular.

 

2 opiniões sobre “Sobre o pastorador do sítio”

  1. Rogério Neibert Bezerra disse:

    Buscando os números que comprovam que DILMA venceria mesmo sem os votos do Nordeste. Descubri essa maravilha de cantinho virtual. Parabéns!Filho de pai baiano e mãe gaúcha, nasci em POA. Minha mulher é carioca, filha de Potiguares. Os filhos são cariocas. Morei em SSA,RIO, SP,POA agora em Floripa.Nacionalista. Também exijo que respeitem todo o Brasil… Ficarei ligado neste sítio.
    Felicidades
    Rogério Bezerra

    • zedec disse:

      Caro Rogério,
      prazer enorme falar com vc, e fico ainda mais feliz por saber que você e sua esposa têm raízes aqui no NE. Agradeço visita ao sítio e espero que entre aqui mais vezes… Pois é… Estamos atravessando um momento díficil com esse afloramento do ódio, do preconceito para com os nordestinos… Só assim a gente descobre que muita gente tinha só discurso contra pobreza, desigualdade de oportunidades, etc… No momento que os de baixo sobe um batente a classe média alta quer empurrá-lo prá baixo.. Mas isso vai passar, é o calor da eleição que faz isso. Espero que a direita daqui não fique como os republicanos americanos.
      Mais uma vez, agradeço a visita e vamos conversando.
      Abs,
      Melqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s